Comitiva do Governo Federal Visita Obras da Transposição
- 27/05/2025

Uma comitiva denominada “Caminho das Águas”, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, iniciou uma série de vistorias e visitas técnicas a obras da Transposição do Rio São Francisco, em municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. As visitas devem durar cerca de quatro semanas. Neste domingo (25), o ministro Waldez Góes esteve na Estação de Bombeamento 1, em Cabrobó (PE), ponto onde começa a captação das águas do rio para a transposição no eixo norte. A obra foi concluída em 2015 e deve passar por melhorias.
Atualmente, o local conta com dois conjuntos de motobombas, com capacidade de quase 25 metros cúbicos por segundo, e passará por duplicação. A ordem de serviço para o início das obras dessa e de outras duas estações de bombeamento será assinada amanhã (28) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estará no município de Salgueiro, em Pernambuco. Outra parada da comitiva foi para conhecer a Barragem da Serra do Livramento, que tem capacidade máxima de quase 19 milhões de metros cúbicos.
O projeto de transposição do Rio São Francisco foi iniciado em 2007. Atualmente é composto por 477 quilômetros de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros, e Leste, com 217. Já recebeu investimentos de R$ 12 bilhões quando se incluem seus sistemas complementares de distribuição dos recursos hídricos.