Polo Automotivo do Ceará Pode Começar a Operar em Novembro
- 01/05/2025

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), anunciou que o Governo do Ceará já fechou com duas marcas para que elas se instalem no Polo Automotivo de Horizonte, ainda a ser implementado. Ainda conforme o chefe do Legislativo, a expectativa é de que o polo comece a operar no mês de novembro, com a montagem dos primeiros veículos. Aldigueri esteve, ao lado do governador Elmano de Freitas (PT), em comitiva cearense que visitou a China neste mês de abril para tratar do assunto.
Devido a cláusulas contratuais, as empresas ainda não podem ser anunciadas. Em parceria com a empresa Comexport, o equipamento será em modelo multimarcas. “Podemos ter marcas europeias, chinesas, norte-coreanas ou americanas”, exemplificou Aldigueri. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche, entre outras, operam no Brasil por meio da Comexport, considerada a maior de comércio exterior e supplychain do País.
Como também informou o político, o presidente Lula, em maio ou junho, deve anunciar a planta da primeira empresa que vai se instalar no polo. “A expectativa, a partir daí, é de que inúmeras fábricas do ramo de autopeças, de baterias e derivados venham para Horizonte e outros municípios”, disse o presidente da Alece.
A contratação de mão de obra para atuar na produção dos veículos, como já havia anunciado o Governo do Ceará, vai ter início no mês de julho. A expectativa é de que o polo gere, inicialmente, 250 empregos formais. O projeto, a 1ª planta multimarcas do País, será responsável pela produção de 80 mil veículos por ano.