Aeroporto de Fortaleza Ganhará Novo Complexo Logístico de R$ 200 Milhões
- 05/06/2025

As obras do complexo logístico do Aeroporto de Fortaleza já iniciaram e têm previsão de encerrar até o fim de 2025. Ao todo serão investidos R$ 200 milhões pela empresa Aerotropolis Empreendimentos S.A. As operações de armazenamento e distribuição devem iniciar imediatamente após a obra ser concluída. A previsão é de que o empreendimento gere 1,2 mil empregos diretos, aproximadamente. As informações foram repassadas por uma fonte da empresa que preferiu não se identificar. Conforme a última Licença de Instalação para Ampliação fornecida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), datada de 21 de fevereiro deste ano, serão construídos: sete galpões logísticos - um truck center (local para manutenção e reparo de caminhões) - um posto de combustível para veículos automotores e - um ponto de abastecimento de combustível (comércio atacadista de combustível).
Ao todo serão aproximadamente 364 mil metros quadrados de área construída em uma área total de mais de 630 mil metros quadrados, equivalente a 88 campos de futebol. O empreendimento é localizado na rodovia BR-116, Base Aérea, bairro Aeroporto. A área do complexo aeroportuário é cedida pela Fraport Brasil, concessionária do Aeroporto de Fortaleza. Segundo a fonte da Aerotropolis, o empreendimento "terá estrutura para suportar operações logísticas de movimentação e armazenagem de produtos destinados e ou oriundos da região metropolitana de Fortaleza". Sobre o valor que será pago a Fraport pelo uso da área, a fonte disse apenas ser "o adequado de mercado pelo arrendamento da área".
A empresa com a razão social Aerotropolis Empreendimentos S.A, opera com a sede localizada no Distrito Industrial Diper, Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Já a empresa que deve operacionalizar o local é a Air Hubs FOR Fase 1 SPE S.A, também de Pernambuco. Mesmo antes do início da sua execução, o projeto do complexo logístico passou por modificações. De acordo com a primeira Licença de Instalação para Ampliação fornecida pela Semace em 10 de outubro de 2023, o projeto previa cinco galpões logísticos com uma área construída de aproximadamente 363 mil metros quadrados e área total de cerca de 583 mil metros quadrados.
Já em janeiro de 2024, a licença foi renovada com as mesmas características. O pedido de licença só foi modificado em 21 de fevereiro deste ano, quando mais estruturas foram incluídas no processo. Porém, pouco se mexeu nas metragens de construção. Todas as três licenças disponíveis no site da Semace têm a validade em 9 de outubro de 2025.