Duas Praias Brasileiras Estão Entre as 50 Melhores do Mundo
- 02/05/2025

Duas praias brasileiras figuram na lista das 50 melhores do mundo, segundo a World’s 50 Best Beaches, premiação mundial anual cujo ranking de 2025 foi divulgado nesta quinta-feira, 29. O Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos fluminense, e a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha. A melhor praia do mundo, segundo o ranking, é Cala Goloritzé, na Itália, seguida por Entalula, em Palawan, nas Filipinas, e BangBao, na Tailândia. Votaram mais de 1.000 profissionais de turismo de diversas nacionalidades, habituados a viajar pelo mundo e especialmente pelas praias.
Destaque sobre o Pontal do Atalaia, a publicação afirma que a praia tem areia branca e fina e águas claras e calmas e é “particularmente conhecida por suas vistas espetaculares”: “Do alto das falésias ao redor, os visitantes podem desfrutar de panoramas de tirar o fôlego do litoral e das ilhas próximas, tornando-se um destino verdadeiramente único”. A World’s 50 Best Beaches também relembra que Arraial do Cabo é chamada de “Caribe brasileiro” e que, embora toda a região abrigue muitas praias deslumbrantes, Pontal do Atalaia “se destaca por sua tranquilidade, em grande parte devido ao seu acesso mais desafiador”. A praia só pode ser acessada de barco ou por uma caminhada íngreme, o que ajuda a mantê-la menos lotada, mesmo em dias movimentados.
A Baía do Sancho, por sua vez, foi classificada como a 25ª melhor praia do mundo. “Os penhascos ao redor proporcionam um cenário deslumbrante para as águas cristalinas de tom esmeralda e as areias douradas”, registra a World’s 50 Best Beaches. Segundo a publicação, o isolamento da praia e a ausência de empreendimentos comerciais realçam sua atmosfera tranquila, tornando-a um refúgio perfeito para quem busca paz e beleza natural. Outro benefício é estar em uma área de proteção ambiental. “Seu status de proteção dentro de um parque marinho nacional ajuda a manter sua condição intocada e garante aos visitantes uma experiência incrível sem aglomerações”, diz o texto, que ressalta ainda a dificuldade de acesso: “Acessível apenas por barco ou por uma escada íngreme através de estreitas fendas rochosas, esta praia isolada oferece uma experiência incomparável”.